segunda-feira, 4 de junho de 2012

Vale a pena ler! A família que me deram...

Leia : Efésios 6.1-4                                                                                               
“O pior lugar para eu ficar é dentro de casa, você me entende? Eu não tenho paz lá. E sei que todos vivem de mascaras lá fora. Ninguém imagina o que acontece lá em casa... Ninguém se ama e eu tô fora desse lance de família. Se casamento fosse bom não precisava de testemunha. Os meus pais? Nem sei por que continuam juntos... Vivem brigando... Mas o pior de tudo é que eu não sei por que eles me tiveram.”  TNG

 Eu não sei se você já viu uma história parecida ou até mesmo vive este drama. Mas a realidade é que muitos adolescentes não têm muito para comemorar em seu lar. Vivemos dias que a palavra família tem perdido seu significado e muitos adolescentes não suportam ficar dentro de casa e quando ficam correm para os seus computadores, televisão e se isolam para suportar a convivência familiar.
Claro que não podemos generalizar, mas esta é a realidade de muitas casas. Quando percebemos a importância dos nossos pais, muitas vezes já perdemos muito tempo.
Mas será que Deus pode fazer alguma coisa em relação a sua família? Tem jeito? Ou essa historia termina assim?

Aos 7 anos papai sabe tudo;
Aos 12 anos papai é sensacional;
Aos 15 anos papai tem algumas idéias antiquadas;
Aos 18 anos papai está totalmente por fora;
Aos 24 anos papai até que às vezes acerta;
Aos 30 anos papai sabe tudo e é sensacional; e,
Aos 40 anos papai saberia a resposta. Pena que ele não está mais aqui.

 1 - O propósito da família
Nascemos numa família, vivemos em família, temos uma família. Mesmo que alguém não esteja convivendo diretamente com sua família, não se pode negar que ela exista esteja onde estiver.
Precisamos saber:
·         No propósito eterno de Deus a família existe para desfazer a solidão e ter companheirismo, cooperação nos seus planos, na procriação e criação dos filhos.
·         A família existe para os seres humanos viverem em uma vida de paz entre pais e filhos; filhos respeitando aos pais; e os pais dialogando e amando seus filhos.
·         A família existe para cumprir o propósito preestabelecido por Deus, desde o princípio, para louvor e glória ao Senhor. (Ef 1: 11,12; Rm 11: 36).
Mas independente de como sua família se comporta, ela é muito especial aos olhos de Deus e ele tem planos de paz. Toda família que tem consciência da importância de se buscar a Deus recebe dele paz, amor, esperança, tranqüilidade e verdade.

2 – Relacionamento familiar
 Porque quando somos criança os relacionamentos são mais tranqüilos? Por que na adolescência muitas vezes há um afastamento pelas duas partes?
            Não sabemos como é o seu relacionamento com seus pais, mas já parou para pensar que um dia você também será pai ou mãe? Como gostaria de ser tratado? Da mesma forma que trata os seus?                      
            Não deixe para amar seus pais tarde demais, pois muitos quando percebem a importância dos pais, já perderam muito tempo. Ame agora, cuide com respeito, lealdade, ternura e muito amor.
            É bom ficar claro que os pais não são perfeitos. Eles erram, falam muitas vezes sem pensar, provocam até mesmo ira nos seus filhos e muitos  vezes erram  tentando acertar. Não estamos falando que a família tem que ser perfeita, sem problemas. Até mesmo porque não existe família perfeita, mas existem aquelas que se esforçam para acertar.
Muitas famílias brasileiras deixam o dialogo de lado para assistir televisão. E o impressionante que no Brasil tem mais televisão do que geladeira, você sabia?  Imagine agora quanto tempo tomamos com televisão, computador e o relacionamento familiar é deixado de lado.É hora de separarmos mais tempo para estarmos juntos dos nossos familiares.
           
3 – Preciso melhorar
Já pensou se seu amigo ou amiga fosse um mosquitinho para dar uma olhada na sua casa para saber como você trata seus pais? Ele ficaria chocado? Ou ficaria admirado com o respeito, educação e amor que você oferece para eles?
            Até mesmo a forma que tratamos nos pais demonstra o nosso caráter. Sabemos que às vezes alguns pais até provocam a ira dos filhos, mas é dever do filho respeitar e amar os seus pais.
Não deixe para amar seus pais tarde demais. Ame agora, cuide com respeito, lealdade, ternura e muito amor. Você só terá  que lucrar com isso.
Por isso, exercite ser uma pessoa boa a começar dentro de casa. Não espere que o outro tome atitude de começar a te tratar melhor, dê o primeiro passo com coragem e ousadia.
            Qualquer pessoa que deseja viver bem, a felicidade tem que partir de dentro de casa, senão quem vai querer voltar para casa? Mas se você tem condições de modificar alguns hábitos para que tenha paz dentro de casa, faça a sua parte.
            Sua família é muito importante para sua vida. Não fique murmurando, se levante e faça algo para trazer qualidade de vida para você e seus pais.
  
Conclusão
Aquele que não encontra alegria dentro de casa, onde irá buscar? Podemos afirmar, com toda certeza que Deus planejou a família para que o homem encontrasse a felicidade nela.
É na família que tudo começa. Aprende a ser honesto, trabalhador; aprende a ser esposo e pai, a ser esposa e mãe, a ser cidadão e cidadã.
  • Separe um tempo para estar com sua família
    Não abra-mão deste tempo. Pare um pouco o que você estiver fazendo como acessando computador, vendo televisão, dormindo e procure estar perto dos seus pais. Se possível passeie com eles, converse e dedique um tempo especial e proveitoso ao lado deles.
  • Pratique o diálogo, apreciação mútua, perdão nas relações familiares.
    Não termine um dia, caso tenha tido alguma desavença, sem antes conversar sobre o assunto, compreender o ponto-de-vista do outro. Elogie sempre. Reconheça os seus erros. Peça perdão pelas falhas. Você pode pensar que isso é muito difícil, mas se voce der o primeiro passo, perceberá que os relacionamentos serão transformados para melhor.
  • Seja amigo dos seus pais
     Converse com seus pais. Fale sobre namoro, profissão, sexo, drogas e outros assuntos que até mesmo você tem curiosidade para conversar. Saiba que quando as coisas apertarem, quem vai ficar do seu lado serão os seus pais.
Não fique envergonhado de abraçar os seus pais. Diga-lhes que você os ama. Respeite-os. Seja-lhes obediente. Se você, filho, fizer isto, Deus vai abençoá-lo com muitos anos de vida.
“Seja ele rei ou camponês, feliz é aquele que encontra paz no seu lar”. Johann Wolfgangvon, escritor alemão.

 Pare para pensar:
                                              Uma flor rara
Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida. O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas. Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, os seus problemas, ela deixava de lado o marido..  E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um apenas exemplar em todo o mundo. E disse à ela:
  

- Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina!

Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor. Ela chegava em casa, olhava a flor e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto. Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu.
Ela chegou em casa e levou um susto! Estava completamente morta, caídas e suas folhas amarelas.  A jovem chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido.
Seu pai então respondeu:

 - Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família. Todos são bênçãos que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem. Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela.  Cuide das pessoas que você ama!

E você?

Tem cuidado das bênçãos que Deus tem te dado?

Lembre-se sempre da flor, pois como elas são as Bênçãos do Senhor, Ele nos dá, mas nós é que temos que cuidar.

Leninha Maia

Nenhum comentário: