Sobre

União Presbiteriana de Adolescentes (UPA)


Entidade da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro destinada a adolescentes entre 12 e 17 anos. Se você quiser participar é só dar uma chegada na igreja onde nós nos reunimos aos domingos:
- 9h – Escola Bíblica
- 17h30 – Devocional
Fiquem ligados porque muitas programações estão vindo por aí!
Ênfase Pastoral:Miss. Leninha Maia
Diretoria 2012:
Presidente: Angélica Villon
Vice-Presidente: Vinicius Canto
1 ªSecretária: Mariana Abdo
2ª Secretária: Letícia Boechat
Tesoureiro: Leonardo Sayão
Moto:
“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer andares.”
Josué 1:9
Ao Mestre sejamos fieis, nas trevas sejamos luz, nas lutas sejamos fortes, servindo ao Senhor Jesus!
Junte-se a nós, será muito bem vindo !
Deus te abençoe!
___________________________________________________________________________
Um pouco da nossa história:
    A União Presbiteriana de Adolescentes nasceu em 9 de julho de 1967 na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, fruto do ministério de Dorcas Araújo Machado. A idéia de criar uma entidade interna específica para adolescentes surgiu da visão da irmã Dorcas, que sempre chegando mais cedo aos cultos, percebeu a necessidade de se trabalhar com o grande número de adolescentes que também chegavam mais cedo e que não possuíam nenhuma atividade direcionada. Preocupada com essa questão, solicitou o uso de um dos salões da igreja, para se reunir com os adolescentes. O Conselho aprovou, e assim nasceu a União Presbiteriana de Adolescentes.
    Dorcas Machado se apegou a esse ministério, ensinando e dando oportunidades aos adolescentes de evangelismo pessoal, teatro, gincanas bíblicas, louvor e etc. Outras igrejas acompanharam a idéia, e muito rapidamente a UPA já estava em vários estados do Brasil, estruturando-se em UPAs locais, federações e confederações. A adolescência ganhava um cuidado especial, com um trabalho específico que resultou em conversões, amadurecimento e crescimento espiritual.
    O trabalho com adolescentes atravessou, ao longo deste tempo, muitas transformações, mas a visão inicial, o carinho e o cuidado com a UPA vêm crescendo em todo o Brasil. O Supremo Concílio aprovou a criação de uma Secretaria Geral da Adolescência em 1986, e 10 anos depois era organizada a Confederação Nacional de Adolescentes. Na estrutura organizacional da Igreja Presbiteriana do Brasil além da Secretaria Geral, ainda existem as Secretarias Sinodais e Presbiteriais. Sem dúvida, é uma das entidades internas que mais crescem no Brasil.
    No Ministério do Rev. Guilhermino Cunha a UPA sempre recebeu muita atenção, e os programas e projetos com adolescentes, que começaram aqui com a irmã Dorcas Machado, prosseguem com toda energia característica da adolescência.
    Atualmente, a UPA de nossa Igreja conta com centenas de jovens adolescentes empolgados e apaixonados pelo Evangelho. As já tradicionais celebrações do DNA – Dia Nacional do Adolescente – mostram esta força na Igreja e têm reunido dos últimos anos aproximadamente três mil adolescentes na Catedral.